22 de outubro de 2012

Estudo em 1º lugar


Olá Galera!
Primeiramente, obrigada à todos que mandaram os parabéns pela meta. Muito obrigada mesmo. ♥
Mudando de assunto... venho hoje falar sobre um assunto importante: Seriedade nos estudos.
Quantas vezes aquele site, programa de TV, blog, jogo e etc não foi mais interessante do que sentar em frente aos livros e estudar? Muitas, não é mesmo?
A questão é: O que você escolheu?
É, as vezes até queremos estudar, porém, outra coisa está tão mais interessante que não conseguimos ou se paramos no meio do que estávamos fazendo e vamos estudar não conseguimos prestar atenção porque nossa mente ainda está "ligada" a tal assunto.
O problema, é que não adianta achar que só de fazer exercícios você vai aprender (tirando Matemáticas XD). Temos mesmo que sentar e ler. Mas e a preguiça?
Bom, há alguns meios de "driblar" esses probleminhas citados acima. ^-^

 Concentração
Tendo dificuldade para se concentrar? Procure desligar o computador, a TV, o vídeo-game entre outras coisas que podem "prender" sua atenção pelo menos uns 20 minutos antes de começar a estudar.
Deixe a mente descaçar um pouco para literalmente, funcionar melhor.

 Rádio e TV? Nem pensar!
Rádio até vai, mas assistir TV enquanto estuda ou faz exercícios? Por experiência própria digo que não da muito certo. Se você for uma pessoa bem focada pode até ser que consiga, mas caso não, nem cogite!
Vamos concordar: músicas servem para relaxar e tals, mas prendem sim nossa atenção e podem desvia-la de seu dever.
Fazer lição ouvindo rádio ou assistindo TV? Nunca!

 Escolha bem o local
Como assim "Escolha bem o local"? Sim, o local ajuda.
Procure estudar em lugares tranquilos e de preferência sem muito barulho e agitação de pessoas. Seu quarto por exemplo é uma ótima opção e se você divide ele com alguém, peça para que a pessoa lhe deixe um tempo sozinho no cômodo para se concentrar.

Tumblr_mbp1dd7gjo1rio2hoo1_500_large

 Organização
Organização? Sim, organização.
Um dica legal que tenho para dar e que utilizo muito é: na hora que estiver copiando da lousa use canetas coloridas para destacar os pontos principais e separar os assuntos.
Claro, assim demora um pouquinho mais para copiar, portanto, se você não quiser fazer assim pode destacar sublinhando as palavras e etc com lápis de cor quando chegar em casa. Assim, além de melhorar na hora de estudar para a prova ainda acaba revisando o conteúdo do dia.
É mais trabalhoso, mas ajuda a se organizar melhor e você verá diferença na hora de estudar.

 O jeito é revisar
Quer "amenizar" os estudos na hora da prova? Chegue em casa e ao invés de ir fazer outra coisa sente e reveja a matéria, faça resumos, refaça exercícios, revise algo que está com dificuldade... enfim, tire algumas horinhas de frente ao computador e estude. Não adianta achar que é só ler a matéria uma vez que você irá aprender, sem contar que assim na hora de estudar para a prova você só vai precisar dar uma revisada básica porque já estudou antes. Não precisa ficar estudando a noite inteira e se matando se você já tiver visto e entendido a matéria antes.

 Estudo pode ser divertido
Estudo pode ser divertido? Como?
Por exemplo, você quer estudar para inglês. Ao invés de ficar lendo a matéria e procurando coisas no dicionário pegue letras de músicas e suas traduções. Já aprendi muitas palavras em inglês apenas vendo, ouvindo músicas e pesquisando. Mexer com HTML também ajuda a aprender inglês sabia? As linguagens CSS e HTML possuem palavras em inglês que são usadas para formatação, como por exemplo: body(corpo), width(largura), height(altura), background(fundo) e etc...
Outro exemplo é para as aulas de português. Ler é uma forma de estudar, afinal, você acaba aprendendo gramática, pontuação e etc, sem contar que ajuda a ampliar o vocabulário. Escrever (seja histórias ou post em blog como este) também ajuda a melhorar sua escrita.
Perceberam? Mexer em seu blog pode ser uma forma de estudo. Mas é claro, só isso não basta para aprender. O jeito mesmo é sentar e enfiar a cara nos livros.
Sim, estudo pode ser divertido. É só usar a imaginação para criar maneiras diferentes de estudar que podem ao mesmo tempo ser divertidas!

Post longo, né? Bem, espero que tenham curtido as dicas e que elas lhes sejam úteis. Estudar não é um sacrifício, somente um ponto de vista. O que vale não é como estudar, mas sim estudar.
PS: Ultimamente só tenho dado dicas, não é mesmo? Acho que o próximo post talvez seja um tutorial... talvez, rsrs.

Até o próximo post!
- Luana

8 comentários:

  1. A de pegar a tradução das musicas eu ja fiz tantas vezes hihi' Adorei essas dicas =D

    #bezoos~~> perfeitosmile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ops eu coloquei o url do blog que eu tava visitando lool huashuashus é Meusegredo-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você também pode chamar alguma amigas pra estudar. Bjus!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi sou a Sara do Fofos e Fofas,amei seu blog muiito mesmo,seguiindo :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de estudar, mas faço o que posso!
    Amei seu blog!

    Half My Heart

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!! *-*


    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas..
    ODEIO estudar, mas fazer o que né? u.u
    chokawai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei as dicas, realmente eu não sei qual blog você usa mais, por isso entrei nesse, kk
    Me avisa, eu sigo os outros !
    Amor to seguindo aqui , segue o meu ?
    WORLD COMMENTS no perfil

    ResponderExcluir